Instituto Pensar - Centrão abocanha maior parte dos cargos da Mesa Diretora

Centrão abocanha maior parte dos cargos da Mesa Diretora

por: Nathalia Bignon 


O deputado Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados ? (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A direita e o Centrão dominarão a maior partes dos cargos da nova Mesa Diretora da Câmara. Em eleição realizada nesta quarta-feira (3), parlamentares definiram dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes que conduzirão as atividades da Casa no biênio 2021-2022.

Em votação presencial, os 451 deputados elegeram o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) para a 1ª vice-presidência; André de Paula (PSD-PE) para a 2ª vice-presidência. Para as secretarias foram eleitos: Luciano Bivar (PSL-PE) para a 1ª secretaria, Marília Arraes (PT-PE) para a 2ª secretaria; Rose Modesto (PSDB-MS) para a 3ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS); e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ) para 4ª secretaria.

Racha interno do PT

A maioria dos postos foram definidos ainda em primeiro turno. Apenas a vaga da segunda secretária precisou ser disputada entre Marília Arraes e João Daniel (PT-SE), expondo um racha interno do partido, depois que a deputada pernambucana lançou sua candidatura avulsa.

A decisão contrariou um acordo firmado na terça-feira para que todos os deputados votassem nos candidatos oficiais indicados pelas legendas. Ela venceu a disputa por 192 votos, contra 168 feitos por seu adversário.

Leia tambémDepois de rifar cargos para eleger Lira e Pacheco, Bolsonaro quer nomear aliados a ?conta-gotas?

As quatro vagas de suplentes de secretários foram preenchidas pelos deputados Alexandre Leite (DEM-SP)Eduardo Bismarck (PDT-CE)Gilberto Nascimento (PSC-SP) e Cássio Andrade (PSB-PA). Os suplentes participam da Mesa apenas na ausência do titular.

Autoritarismo e recuo de Lira

A eleição da Mesa estava programada para ocorrer na segunda-feira (1º), após a eleição do presidente, Arthur Lira (PP-AL). No entanto, ao tomar posse, dando o tom de seu mandato e já em seu primeiro ato, Lira anulou a decisão do ex-presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), que aceitou o registro do bloco do candidato deputado Baleia Rossi (MDB-SP). O bloco foi registrado minutos após o fim do prazo determinado.

Após atritos e ameaças de judicialização da matéria, o novo presidente da Casa anunciou um novo acordo entre os líderes partidários para a composição da Mesa. Segundo o presidente, houve "pacificação? em relação à participação dos dois grupos na divisão dos cargos. Ele retornou ao assunto ao abrir a sessão de votação nesta quarta.

Considerada o centro do poder da Câmara, a Mesa e seus integrantes têm, entre outras atribuições, o poder de deliberar vetos presidenciais, propor ações de inconstitucionalidade e promulgar emendas à Constituição.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: